Our Health is our Wealth

“Our Health is our Wealth” é um projecto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus +, Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (KA2) Parceria Estratégica entre Escolas e tem como principal objetivo promover hábitos de vida saudável nos alunos do nosso colégio (4-15 anos). Iniciou-se em setembro de 2018 e durará até agosto de 2020.

Pretende-se promover todo um conjunto de actividades que fomentem um bem-estar físico e mental, nomeadamente através de uma alimentação saudável e de hábitos desportivos que contrariem a obesidade e o sedentarismo.

Estão envolvidos neste projecto, seis países da União Europeia: Polónia, Espanha, Irlanda, Portugal, Itália e Lituânia.

Além das actividades de sensibilização para a temática, nomeadamente, boas práticas de culinária, desportos e actividades de lazer, os vários países parceiros desenvolverão uma série de actividades conjuntas, partilharão experiências e estabelecerão laços e vínculos de amizade entre as escolas.

Este projecto prevê também actividades de aprendizagem nos países parceiros para professores e alunos.

Assim, é necessário tecer algumas considerações para a participação neste projecto, nomeadamente:

Estão previstas as seguintes actividade de intercâmbio:

Polónia – 19 a 22 de novembro de 2018 (Reunião de projecto no país coordenador)

Spain – 1 a 4 de abril de 2019

Ireland - 27 a 30 de maio de 2019

Italy – 14 a 17 de outubro de 2019

Portugal – 23 a 27 de março de 2020

Lithuania – 18 a 21 de maio de 2020

A permanência nestes países não ultrapassará os 5 dias, estando as faltas às atividades letivas devidamente justificadas.

O custo das viagens, seguros, alojamento, alimentação, viagens que se realizem no decorrer do projeto nos diferentes países, estará a cargo do financiamento europeu atribuído ao projeto - 2018-1-PL01-KA229-050921_5.

Mediante documento devidamente assinado, as famílias dos alunos autorizaram filmagens e fotografias dos seus educandos com o fim único de difundir esta experiência pedagógica em sites criados para apresentação do Projeto.

Os professores/educadores envolvidos nas mobilidades assumirão a responsabilidade de participar ativamente em todas as atividades desenvolvidas no decorrer dos dois anos letivos do projeto e de divulgar resultados e práticas junto da Comunidade Educativa.

Critérios gerais de seleção para as mobilidades

• Ter entre 10 a 15 anos.
  • Ter interesse e motivação para assuntos relacionados com o desporto e alimentação.
  • Envolvimento ativo na planificação, organização execução e disseminação de todas a tividades inerentes ao projecto.
  • Envolvimento ativo na produção de materiais e recursos do projecto.
  • Participar ativamente no blogue do projeto: https://nossasaudenossariquezah.blogspot.com/
  • Manter contacto ativo e frequente com os parceiros do projeto através da plataforma eTwinning – www.etwinning.net;
  • Ter disponibilidade para viajar durante 4/5 dias aquando da deslocação do colégio aos países parceiros.
  • Ser criativo
  • Ser empreendedor.
  • Ter bom comportamento (na aula, no refeitório, nos espaços exteriores)

Critérios específicos de seleção da equipa do projeto

• Educadores/Professores
  • Participação ativa na planificação, organização e realização de atividades do projeto;
  • Inscrição na plataforma eTwinning – www.etwinning.net;
  • Competências nas TIC;
  • Capacidade de trabalhar em equipa (nacional e/ou internacional);
  • Capacidade de relacionamento;
  • Participação em todas as reuniões de trabalho colaborativo com a equipa do Projeto;
  • Espírito de iniciativa;
  • Capacidade de planificar e disseminar.

A reunião de projeto já se realizou em novembro , na cidade de Katowice, na Polónia. Vejam a reportagem fotográfica aqui.

Vão acompanhando as várias actividades desenvolvidas aqui.

As Coordenadoras do projeto

Dra. Paula Rocha